Os sistemas de climatização são imprescindíveis para que as indústrias funcionem com a sua máxima eficiência. Descubra como eles funcionam.
Uma indústria precisa prezar sempre por três pilares: seus colaboradores, a qualidade dos seus produtos (e isso inclui um cuidado em todas as etapas, desde o recebimento da matéria-prima até a finalização do processamento) e a preservação dos seus equipamentos. E existe um componente que reúne os três: a climatização industrial. A seguir, veja como os sistemas de climatização interferem em todas essas facetas.
O que é um sistema de climatização industrial?
A climatização industrial é um sistema concebido com o principal objetivo de controlar o clima dentro das instalações industriais. Ou seja, ele garante que a temperatura seja mantida dentro de limites mínimo e máximo considerados adequados tanto para preservar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, quanto para manter as propriedades das matérias-primas, produtos e o bom funcionamento das máquinas e equipamentos.
Além de controlar a temperatura em si, se o sistema de climatização for bastante completo, ele também vai ajudar a melhorar a qualidade do ar à medida em que promove a sua renovação e a manter a umidade dentro de uma porcentagem favorável.
Por que é preciso ter um sistema de climatização industrial?
Esse tipo de estrutura está longe de ser um “plus” ou algo supérfluo. Ela é um pré-requisito para que a indústria seja eficiente. E isso por diversas razões:
- Em muitos segmentos industriais (como o farmacêutico e o alimentício, por exemplo) o controle da temperatura é uma das condições para manter as propriedades e características do produto. Nesses casos, se não houver um sistema de climatização, toda a produção ou as matérias-primas podem ser perdidas;
- Existem legislações que discorrem sobre as condições de temperatura, umidade e qualidade do ar em ambientes fechados, portanto, é preciso que elas sejam controladas;
- Os sistemas de climatização preservam a saúde dos colaboradores, uma vez que criam ambientes alinhados aos requisitos de salubridade;
- Os sistemas de climatização não exigem necessariamente o isolamento do espaço para o seu funcionamento;
- Minimizam significativamente a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos;
- Preservam a estrutura e o funcionamento das máquinas e equipamentos, evitando que precisem ser trocados com frequência.
Dados os benefícios de um bom sistema de climatização e a percepção de que ele contribui nas principais frentes que tornam uma indústria eficiente, fica evidente a justificativa para se investir na sua instalação e manutenção.
Nesse sentido, é interessante perceber que o sistema de climatização não tem apenas uma função operacional, mas principalmente estratégica! Afinal, ele atua na criação de um ambiente favorável para retenção de talentos, manutenção da qualidade dos produtos e minimização das trocas de maquinário. Tudo isso contribui para o faturamento da empresa, seja trazendo economia ou agregando valor ao seu produto.
Como funciona um sistema de climatização?
Na indústria, a climatização segue o sistema HVAC-R, em que:
- H: corresponde ao aquecimento que proporciona controle de temperatura e conforto térmico para compensar períodos mais frios;
- V: é a ventilação que tem como propósito renovar a qualidade do ar e promover a sua circulação, minimizando a concentração de partículas poluentes suspensas;
- AC: por sua vez, é o ar condicionado, que vai garantir o conforto térmico nos dias e ambientes mais quentes, promovendo a refrigeração do espaço. Também é nessa estrutura que ficam os filtros de ar, os quais retém impurezas e outros agentes potencialmente nocivos para a saúde;
- R: é a refrigeração do sistema, ou seja, retira calor do ambiente. Embora apareça separadamente em algumas menções a essa sigla, é parte constituinte do ar condicionado.
Essa é a estrutura básica de um sistema de climatização completo, com toda a funcionalidade necessária para controlar a temperatura e aumentar a qualidade do ar.
O que deve ser exigido em um projeto de manutenção de sistema de climatização industrial?
O primeiro ponto em relação a isso é a necessidade de manutenções preventivas nesse sistema. Ou seja: o ideal é firmar uma parceria com uma empresa que ofereça esse serviço constante, avaliando mensalmente as condições do seu sistema de climatização, para antecipar ou identificar precocemente possíveis ajustes e consertos que sejam necessários.
Outro ponto importante é que essa empresa tenha um conhecimento aprofundado acerca da legislação vigente. Por exemplo: a ABNT NBR 16401 discorre sobre as normas que precisam ser respeitadas na instalação e funcionamento de sistemas como esse. Se a empresa da manutenção não tiver informações sobre isso, não saberá averiguar se a sua indústria está seguindo essa normativa.
Também é necessário que o projeto de manutenção de sistema de climatização industrial seja elaborado de forma individualizada e por engenheiros especializados nesse segmento. É isso que vai garantir a máxima eficiência do trabalho realizado.
A Renovac cumpre todos esses requisitos e está plenamente apta a ser parceira do seu negócio para a manutenção do seu sistema de climatização. Nossos engenheiros estão à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco!